Dados do Trabalho


Título

O impacto das substâncias do cigarro eletrônico na capacidade esportiva

Introdução e Objetivo

A nicotina tem atraído um número crescente de usuários entre atletas por meio dos Sistemas Eletrônicos de Administração de Nicotina (ENDS), como os cigarros eletrônicos. O uso de ENDS entre atletas levanta preocupações significativas, sendo que a nicotina presente nesses dispositivos pode ativar o sistema nervoso simpático, aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, o que eleva o risco de arritmias e outros problemas cardiovasculares durante a prática esportiva intensa. As substâncias tóxicas presentes nos vapores dos ENDS, como acroleína e metais pesados, comprometem a função pulmonar, essencial para o desempenho atlético. Outro aspecto é a interferência da nicotina na recuperação de lesões, prejudicando a qualidade do sono e retardando a cicatrização, impactando negativamente o retorno ao esporte.
O objetivo do estudo é revisar a literatura sobre o impacto das substâncias presentes nos Sistemas Eletrônicos de Administração de Nicotina (ENDS) na capacidade esportiva de atletas, com ênfase nos efeitos cardiovasculares, pulmonares e na recuperação de lesões.

Casuística e Método

foi realizado uma revisão bibliográfica a partir da base de dados PubMed, nos últimos 9 anos, com os seguintes descritores: "E-cigarette substances and athletic performance", "Nicotine effects on sports performance", "Vape flavorings and sports performance", "Vape and sports", "E-cigarette use and physical performance research" e "E-cigarette use and impact on exercise". Após a seleção dos artigos encontrados, 7 foram selecionados.

Resultados

Pesquisas recentes revelaram que o uso de ENDS associa-se a diversos efeitos prejudiciais que comprometem as funções cardíacas e pulmonares. Os principais danos causados pela nicotina nos dispositivos são o aumento da pressão arterial e a frequência cardíaca, fatores que podem levar ao desenvolvimento de arritmia durante o exercício, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a capacidade de recuperação após atividades intensas. O uso regular desses dispositivos apresenta riscos significativos que não devem ser subestimados, como a redução da capacidade respiratória, o aumento da resistência das vias aéreas e o comprometimento do desempenho aeróbio, uma vez que prejudicam diretamente o desempenho esportivo. Os efeitos negativos da nicotina incluem a diminuição da força muscular e o comprometimento do desempenho em atividades de alta intensidade anaeróbica. Ademais, a recuperação de lesões pode ser retardada devido à interferência da nicotina na cicatrização e na qualidade do sono, imprescindíveis para a recuperação física dos atletas, demonstrando que o uso desses dispositivos compromete seriamente a saúde dos atletas.

Discussão

O uso de ENDS entre atletas eleva a pressão arterial e a frequência cardíaca devido à nicotina, principalmente, em esportes intensos. A redução da variabilidade da frequência cardíaca e o comprometimento da função pulmonar por substâncias tóxicas, como acroleína e metais pesados são fatores críticos para a performance atlética, visto que prejudicam a capacidade respiratória e a recuperação após treinos, além de aumentar a resistência das vias aéreas. A nicotina também interfere na cicatrização e na qualidade do sono, afetando a recuperação de lesões. Esses achados evidenciam a necessidade de maior conscientização sobre os riscos do uso de ENDS entre atletas, especialmente no que tange à recuperação física e ao impacto direto na performance esportiva.

Conclusão

Evidencia-se que o uso de ENDS por atletas traz riscos à saúde cardiovascular e pulmonar, além de prejudicar a recuperação de lesões. A nicotina e outros elementos dos vapores afetam negativamente o desempenho em atividades de alta intensidade e a recuperação física. Profissionais de saúde e treinadores devem orientar os atletas sobre os malefícios desses dispositivos, destacando a importância de evitar substâncias que comprometam o desempenho esportivo e a saúde a longo prazo.

Área

Medicina do Esporte

Instituições

Pontifícia universidade católica do Paraná - Paraná - Brasil, São Leopoldo Mandic - São Paulo - Brasil, Universidade nove de Julho - São Paulo - Brasil, Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil, Universidade nove de julho - São Paulo - Brasil, Universidade Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Camilla Rodrigues Pereira da Silva , Letícia Amelotti Coelho, Emanuel Silvino Maluf , Stephanie Zarlotim Jorge , Isabella Viana Coimbra , Rafael Figueiredo