Turismo


 


Bem-vindos a Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul! POA, como é carinhosamente chamada pelos gaúchos, tem quase 1,5 milhão de habitantes e muitos parques e espaços verdes que são um convite para desfrutar da cidade ao ar livre, seja  passeando pelo famoso Parque da Redenção ou parando para apreciar o pôr do sol na orla do Guaíba. Aliás, essa combinação de natureza, atividades ao ar livre, boa gastronomia e rica programação cultural fazem de Porto Alegre um dos destinos mais procurados no Sul, especialmente por quem quer aproveitar a proximidade para dar uma esticadinha até cidades vizinhas da capital que são um charme só, como Canela e Gramado, o destino gaúcho mais procurado por brasileiros.

Pontos Turísticos

Centro Histórico

Passear a pé pelo Centro Histórico de Porto Alegre, às margens do Lago Guaíba, é uma oportunidade de conhecer boa parte das atrações da cidade. Ali na região ficam o Mercado Público, a Usina do Gasômetro, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), a Casa de Cultura Mário Quintana, o Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, a Catedral Metropolitana e a famosa Rua da Praia, que reúne um grande número de lojas.

Parque da Redenção ou Farroupilha

É o parque mais tradicional de Porto Alegre, com 38 mil m² de área verde, monumentos, palmeiras, lago, pedalinhos, mini zoológico e até um orquidário. É destino certo dos porto-alegrenses, especialmente aos finais de semana, quando eles aproveitam o parque para descansar e tomar o famoso chimarrão. Aos domingos, acontece o Brique da Redenção, uma feira de antiguidades e artesanato.

Orla do Guaíba

É o grande xodó da cidade, de onde é possível apreciar um pôr do sol dos mais bonitos do país. Aos fins de semana, a avenida Beira-Rio, que margeia o lago, é fechada para carros e liberada para a prática de esportes. Fica cheia de pedestres, ciclistas, skatistas e corredores. Também às margens do Guaíba, fica o Centro Cultural Usina do Gasômetro e o Cais do Embarcadero, um local de entretenimento e gastronomia que vale a pena conhecer. Ainda é possível fazer um tour de barco pelo Guaíba e apreciar a cidade de longe a bordo da tradicional embarcação Cisne Branco.

Mercado Público

Repleto de cores, sabores e muita história, o Mercado Público de Porto Alegre foi inaugurado em 1869 e é um dos principais centros de compras da capital gaúcha, com destaque especialmente para diversidade de itens alimentícios, incluindo produtos típicos do Rio Grande do Sul como o charque e a erva-mate. É um bom destino também para quem quer aproveitar o passeio para almoçar no local, que possui diferentes opções de restaurantes, da culinária japonesa e portuguesa ao tradicional prato feito.

Moinho de Vento e Cidade Baixa

Bairro nobre famoso da capital gaúcha, o Moinho de Vento reúne um grande número de bares, pubs e restaurantes, hotéis, shoppings e comércios da cidade. O movimento ocorre especialmente na rua Padre Chagas, onde ficam endereços mais sofisticados para quem gosta de curtir a noite. Outro bairro boêmio concorrido de Porto Alegre é o Cidade Baixa, ao lado do Parque Redenção, que concentra bares de samba, baladas e boa comida. Ambos os bairros têm uma vida noturna agitada para diferentes perfis.

Brique da Redenção

Aos domingos, o Parque Redenção é fechado para carros e vira cenário da tradicional Brique da Redenção, que é realizada há 45 anos. A feira acontece das 9h às 16h no canteiro central da Avenida José Bonifácio, que fica cheia de barracas de artesanato e antiguidades de todos os tamanhos e valores. O local é ótimo para quem visita a cidade e quer comprar lembrancinhas para presentear.

Sugestão de passeios na região

Gramado é logo ali

Em Porto Alegre, você está a um passo de Gramado, um dos destinos gaúchos mais procurados por brasileiros. Distante 2h da capital gaúcha, Gramado é um destino de inverno com atrações em todas as épocas do ano. No inverno ou no verão, você sempre vai encontrar boa gastronomia, vinhos, chocolates artesanais e muitos passeios e atividades ao ar livre para desbravar as belezas naturais da Serra Gaúcha. Além do charme da arquitetura europeia, a cidade de apenas 36 mil habitantes tem a Rua Torta, o Mini Mundo, o Museu de Cera e o Parque Snowland, além de atrações em meio à natureza, como o Lago Negro e o bondinho da Cascata do Caracol. A partir de Gramado é possível fazer um bate-volta para conhecer cidades próximas igualmente charmosas, como Canela, que está a apenas 7Km, ou o Vale dos Vinhedos, em Garibaldi e Bento Gonçalves.

Vale dos Vinhedos

Para quem gosta de vinhos, uma boa opção a partir de Porto Alegre é o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a menos de 1h50 da capital gaúcha. A região de imigração italiana é famosa por suas vinícolas e gastronomia farta.

O Vale dos Vinhedos é conhecido pela produção de vinhos e espumantes reconhecidos internacionalmente e foi a primeira região produtora a receber a “Denominação de Origem” para vinhos no Brasil. O roteiro  turístico da região abrange paisagens incríveis, cantinas e  vinícolas de todos os portes, restaurantes e hospedagens em três municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi. E se o objetivo é contemplar as belezas e paisagens da Serra Gaúcha, um passeio de locomotiva à vapor parte de Bento Gonçalves e percorre cerca de 20 km, passando por cidadezinhas locais, com uma pausa para degustação de um vinho e um espumante produzidos na região.

Passeio a Gramado


AGÊNCIA DE TURISMO OFICIAL

HOTEL OFICIAL

OUTRAS OPÇÕES DE ESTADIA